Sobre o projeto
Conheça melhor o Programa +Iguais: Políticas de gênero transformando as cidades.
Por cidades mais justas e acolhedoras para todas as pessoas!
O Programa + Iguais: Políticas de gênero transformando as cidades, correalizado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e pelo Instituto Alziras, é uma iniciativa comprometida com a promoção e avanço da igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas nos municípios brasileiros.


A iniciativa tem três pilares de atuação:
1 Mapear, sistematizar e disponibilizar um banco de boas práticas da gestão pública municipal na construção de cidades mais justas e acolhedoras e no fomento à igualdade de gênero, a fim de inspirar gestoras e gestores.
2 Fomentar as capacidades institucionais dos territórios para formular e implementar políticas públicas com perspectiva de gênero e raça, apoiando a gestão pública na redução das desigualdades estruturais de nossa sociedade.
3 Avaliar e reconhecer as iniciativas que se destacam na transformação das realidades de meninas e mulheres, promovendo equidade e desenvolvimento.
O que tem sido feito para empoderar meninas e mulheres no Brasil?
Identificar e implementar
Implementar ações de enfrentamento às desigualdades de gênero, raça e etnia é papel de todos. As cidades têm construído caminhos potentes, que precisam ser visibilizados. O Programa +Iguais visa apoiar este processo e ser canal de disseminação dessas iniciativas.
A primeira edição
Descubra os eixos temáticos das Boas Práticas
Conheça as boas práticas que inspiram sociedades mais justas, com cidadania efetiva e qualidade de vida para toda a população.
Empreendedorismo
As boas práticas de incentivo ao empreendedorismo feminino reconhecem as necessidades singulares das mulheres empreendedoras, oferecendo, por exemplo, acesso a crédito e capacitação, a fim de reduzir barreiras e promover oportunidades econômicas e autonomia.
Justiça Climática
As práticas de justiça climática e gênero reconhecem que as mudanças climáticas afetam desproporcionalmente mulheres de acordo com suas interseccionalidades de raça, classe e etnia. Por outro lado, são essas mulheres as portadoras das soluções climáticas que reduzem as desigualdades sociais.
Políticas de cuidados
As práticas de cuidados valorizam, redistribuem e recompensam o trabalho feminino de cuidado, promovendo o compartilhamento desses esforços com diferentes atores da sociedade. São políticas inovadoras que articulam setores e participação social.
Conheça aqui as Boas Práticas selecionadas pelo primeiro edital do programa +Iguais!
Acreditamos que sistematizar conhecimento da gestão pública no empoderamento de meninas e mulheres fortalece a democracia!
Realização


Financiamento

Parceiros







